PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE ESCOs

Trata-se de um programa que foi desenvolvido em 2011 pela ABESCO, em escala Nacional, que visa conhecer e quantificar as especialidades de cada ESCOs com o propósito de desenvolver um bom programa de capacitações além de poder, com conforto, referendá-las ao mercado. O programa já está comemorando 5 anos de existência.

Para que o programa tenha o máximo de sigilo possível e a credibilidade necessária, um agente externo e independente faz uma avaliação dos documentos e dados apresentados por cada empresa. Uma equipe com renomado conhecimento técnico analisa a capacidade técnica das ESCOs em suas diferentes especialidades.

A comissão analisará, de forma confidencial, cuidadosa e detalhadamente a documentação apresentada e consultará referências da capacidade técnica apresentada.

Uma auditoria energética é geralmente realizada em um edifício ou instalação existente, com o objetivo de melhorar a sua eficiência energética. É uma investigação que envolve uma análise detalhada dos fluxos de energia que entram e saem de uma instalação. O objetivo é identificar e quantificar as áreas onde podem ser introduzidas melhorias e estimar a extensão das economias realizáveis. Estas podem incluir melhorias para instalação, para sua concepção, operação e gestão.

O certificado de qualificação não significa que a certificadora atesta quer expressa ou implicitamente que, de fato, haverá a percepção de economias por outros clientes da ESCO. Apenas reflete a situação de capacidade atingida pela ESCO até o presente momento num determinado nível de capacidade técnica.

  • Os parâmetros de avaliação incluem:
  • Tempo de existência da ESCO
  • Número e natureza das auditorias energéticas realizadas até agora.
  • Cliente Perfil
  • Volume de negócios.
  • Eficiência de projetos concluídos.
  • Força de trabalho em termos de número, qualificação e experiência.

Para efeitos do presente credenciamento, a critério da competência técnica do candidato é medido em termos de competência pessoal:

Qualificação técnica profissional: indica a existência, nos quadros permanentes de uma empresa, de profissionais em cujo acervo técnico constasse a responsabilidade pela execução de obra similar àquela pretendida para qualificação.

Condições de utilização da marca QUALIESCO, incluindo a forma de apresentação e demais aspectos referentes ao produto ou serviço a ser qualificado:

A aprovação no programa QUALIESCO será feita após a Empresa ESCO candidata apresentar a seguinte documentação:

  • Documentação necessária
  • CAT - CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO DE OBRA/SERVIÇO pelo CREA, que comprove experiência direta da empresa e do responsável técnico na execução de serviço na área de eficiência energética (conforme atividades dispostas no Quadro de Perfil de Capacidade e Experiência).
  • Comprovação através de registro no CREA, dos responsáveis técnicos da empresa.
  • Certificação e currículo dos profissionais envolvidos bem como suas respectivas funções dentro do serviço executado.
  • Carta de referência em papel timbrado da empresa cliente do serviço, assinado por pessoa autorizada pelo cliente onde ocorreu o serviço (modelo e informações requeridas)
  • Contrato social;
  • CNPJ;
  • Perfil autodeclarado de capacidade e experiência;
  • Declaração de concordância com o código de ética constante no estatuto da ABESCO;
  • Declaração de Concordância com o programa de qualificação de ESCOs – QUALIESCO;
  • Balanço dos últimos 03 anos assinado por contador responsável com respectivo registro e autenticação.

Qualquer empresa ESCO, mesmo que não associada à ABESCO, poderá se apresentar para a qualificação no programa QUALIESCO.

As empresas ESCO, associadas ou não à ABESCO, somente farão jus à utilização da marca se obtiverem a qualificação por meio do programa QUALIESCO e durante o prazo de validade da qualificação, independentemente de outras autorizações formais por parte da ABESCO.

A utilização da marca QUALIESCO é livre, respeitado o Código de Ética da ABESCO ao qual as empresas que se candidatarem declararão adesão e concordância.

A qualificação QUALIESCO terá prazo de validade de 3 anos contados da data de deferimento do processo de qualificação.

As empresas qualificadas no programa QUALIESCO não poderão utilizar a marca QUALIESCO após decorrido o seu prazo de validade, a menos que, vencido o prazo, comprovem terem se inscrito para novo pedido de qualificação e este ainda esteja pendente de deferimento pela Terceira Parte Qualificadora.

O certificado de qualificação não significa que a certificadora atesta quer expressa ou implicitamente que, de fato, haverá a percepção de economias por outros clientes da ESCO. Apenas reflete a situação de capacidade atingida pela ESCO até o presente momento num determinado nível de capacidade técnica.

A divulgação da obtenção da certificação é pública e será veiculada no site institucional em área específica para este fim.

ESCOs cujos pedidos não sejam aprovados, serão notificadas, sendo-lhes concedida nova oportunidade de apresentar documentação complementar em prazo compatível a ser determinado pela certificadora.

A certificadora poderá, justificadamente, entender pela necessidade de uma visita técnica à empresa ou às obras onde os projetos sejam realizados. Nesse caso, a empresa candidata terá prazo para fazer o pagamento correspondente, cujo valor estará disponível no Portal Qualiesco como condição para prosseguimento do processo de qualificação.

Em não se observando os prazos ou na ausência de informações o processo de qualificação será considerado extinto devendo a ESCO incorrer em nova abertura de processo.

Estando a documentação completa o prazo de análise médio será de 30/45 dias.